Inaugurado no dia 6 de julho de 2003, o Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá surgiu da união da Diocese de Pelotas com o Mutirão para a Superação da Fome e da Miséria.

O trabalho do Banco é organizar a coleta e a distribuição de alimentos na cidade de Pelotas. Um elemento fundamental para que sua proposta educativa e de capacitação funcione é a exigência de que, para continuar recebendo o benefício, as famílias cadastradas participem dos cursos e atividades oferecidas. A coordenação é auxiliada por dois conselhos. O Conselho Solidário, integrado por um representante de cada classe ou grupo participante  e o Conselho de Partilha, integrado por um representante de cada paróquia associada.
Atualmente o Banco Madre Tereza de Calcutá  tem como Coordenadora Geral a Sra. Maria Eulalie Assumpção Mello Fernandes.

Madre Tereza de Calcutá dá nome ao Banco porque é um símbolo de solidariedade. Sua fé e caridade são exemplos que inspiram a luta contra a miséria. Fazem parte do Banco Madre Tereza de Calcutá, o Banco de Alimentos, Banco de Empregos, Banco de Leite e Banco de Remédios. Todos mantidos através de doações, mensalistas, colaboradores e voluntários.

Contribua, entre em contato conosco através do nosso telefone: 3273-2600 ou do email: bancomadretereza@hotmail.com

Razão Social - Banco Madre Tereza de  Calcutá

CNPJ  13.299.073/0001-78

"A pior dor é a dor da fome" Madre Tereza de Calcutá

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Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, resultado da deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples,para a sua melhor absorção. Essa intolerância poderá ser genética ou devido a desnutrição.

Consciente da problemática existente na sociedade, o médico Pediatra Dr. Simon Halpern, idealizou a criação de um banco para suprir essa carência através da distribuição de Leite de Soja a essas crianças. Sonho realizado.
Hoje quem  coordena o Banco de Leite Madre Tereza de Calcutá  é a Sra. Teresinha Rizzolo de Olibeira o qual atende semanalmente pacientes encaminhadas pelos postos de saúde do município. Após a cosulta nos postos, diagnóstico e receita carimbada em mãos, os pais podem dirigir-se a sede do Banco, fazer um cadastro e participar da distribuição.

Contribua você também, faça doação ou alguma ação na sua empresa, seja um colaborador. Maiores informações na sede no BMTC

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O Banco de Remédios Madre Teresa de Calcutá estabelece ações para captação de medicamentos novos e em desuso nos lares residenciais, descartando adequadamente os não aproveitáveis e repassando gratuitamente os aproveitáveis à população comprovadamente de baixa renda.

As linhas de ação deste programa, além de minimizar despesas das famílias carentes, educam e conscientizam a população quanto ao risco da manutençao de medicamentos em desuso nas residências e ou do seu descarte em locais inadequados e ao mesmo tempo, desperta para que aquilo que está sendo desperdiçado e atrapalhando na sua residência pode ser aproveitado em benefício de outras pessoas.

É importante sublinhar que o caráter do Banco de Remédios Madre Teresa de Calcutá é filatrópico, nunca funcionará como farmácia e sim como entidade de apoio aos menos necessitados. Também é relevante repetir que todo projeto é assumido tecnicamente por profissionais da área da saúde, o que reflete além de caridade, profissionalismo no manuseio com medicações.


A Coordenação Técnica é exercida pela Sra.   Cistiane Gomes.
 
São Coordenadores Sociais , o casal Mário Cruzeiro e Elvira Sica Cruzeiro.

Todas as pessoas  que necessitarem  de algum medicamento, podem dirigir-se a sede do Banco (ver mapa no site) portando a receita médica expedida por qualquer Posto de Saúde devidamente assinada e carimbada pelo(a) médico(a) responsável .  O Banco de remédios não disponibiliza medicamentos controlados (receita azul, receita especial e receita amarela).

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O Banco de Empregos foi criado para inserir no mercado de trabalho, as pessoas cadastradas no Banco Madre Tereza de Calcutá, oportunizando formação nas oficinas e nos cursos de capacitação. As oficinas são desenvolvidas sob a coordenação do BMTC e com a participação de parceiros voluntários da Comunidade. As pessoas cadastradas, formadas nos cursos e oficinas, são atendidas e encaminhadas para o mercado de trabalho, conforme as solicitações registradas no BMTC.

O Banco de Empregos é Coordenado pela Sra. Lídice Fonseca das Neves

Alguns dos cursos já  oferecidos pelo Banco de Empregos ao longo dos anos:

Curso de Informática, Curso de Garçom, Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos, Curso de Salgadinhos, Curso de Tortas e Bolos, Curso de Cabeleireiro, Curso de Massa de Biscuit, Curso de Cabeleireiro 1ª etapa, Curso de Serigrafia, Curso de Pintura Predial 1ª etapa, Curso de Pintura de Ovos, Curso de Cucas, Pães e Sonhos, Curso de Meia de Seda, Curso de Mocotó, Curso de Corte e Costura, Curso de Manicure e Pedicure, Curso de Pintura em Tecido, Curso de Customização de Verão, Curso de Reforma e Reaproveitamento, Curso de Crochê, Curso de Maquiagem, Curso de Massa de Porcelana, Curso de Coberta Infantil, Curso de Pachwork, Curso de Decoupage, Curso de Tomates Secos.

No ano de 2012 já foram oportunizados os seguintes Cursos:
* Domésticas
* Garçons e Garçonetes
* Massas Folhadas
* Maquiagem e cuidados com a pele
* Básico de Informática 

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O BANCO DE ROUPAS foi criado e lançado no dia 21 de abril de 2013, como consequência da necessidade do Banco Madre Tereza de Calcutá  ampliar suas ações.
Tem como objetivo geral, a necessidade imperiosa de vestir e agasalhar as pessoas menos favorecidas da cidade de Pelotas, mais especificamente da sua Arquidiocese.

Tem como objetivos específicos, conscientizar a comunidade a respeito da necessidade de angariar roupas em bom estado de consetrvação, agasalhos , calçados e cobertores para atender a todos que necessitarem. 

É  feita a coleta, seleção, higienização e distribuição de todas as peças arrecadadas. A coleta se fará através de doações de pessoas físicas e empresas que possuam em seus estoques peças que não possam mais ser vendidas e também através de arrecadações provenientes de campanhas .

A distribuição será feita de acordo com a necessidade da comunidade não só para os beneficiários dos demais braços do Banco Madre Tereza como também para atender solicitações de entidades beneficentes públicas e privadas e suprir necessidades de eventuais sinistros como incêndios, calamidades como enchentes e desabamentos.
 Atualmente o Banco de Roupas tem como Coordenadora a Sra. Sila Notari e como Vice Coordenadora a Sra. Marita Yurgel.

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